domingo, 8 de julho de 2012

Por quê fazer intercâmbio?


Por quê fazer intercâmbio? Bom, me perguntaram muito isso quando anunciei que embarcaria para cursar o segundo ano do ensino médio em uma pequena cidade do interior (Totowa) em New Jersey. A idéia de viver um ano fora do país de origem se apresenta de forma diferente de pessoa para pessoa, muita gente achou uma loucura total eu ter essa coragem de deixar tudo de costume no meu país e ir viver uma nova vida em outro. Bem, para mim intercâmbio não é para qualquer um não, a pessoa tem que estar preparada psicologicamente e emocionalmente para conseguir se adaptar, já vi pessoas voltando mais cedo por causa do auge da angústia e já vi pessoas não querendo voltar de tanto que gostaram, como já disse, varia de pessoa para pessoa. Mas se você quer fazer intercâmbio, tem vontade e coragem, então faça! Uma oportunidade dessas são poucas pessoas que tem, e se você teve, aproveite porque além de acrescentar uma língua no seu vocabulário, você aprender novas culturas, costumes, comidas, paisagens e pessoas, isso ajuda no seu currículo o que pode te fazer a ter um emprego melhor no futuro. E você ainda fica mais maduro e responsável. (Olha, já tem muitos argumentos para convencer os pais hein). Agora que já decidiu fazer, qual destino escolher? Bem, aqui estão os mais comuns entre as pessoas:


EUA: é o destino mais escolhido pelas pessoas. Você tem a opção de escola pública que não escolhe o estado e mora com famílias voluntárias ou a particular que você pode escolher. Ótimo se você quer viver o american way of life como nos filmes. É o destino mais barato. O ano é de setembro/junho.


CANADÁ: é um destino muito comum também, nesse programa você escolhe a cidade ou região e se hospeda em casa de host family, a maioria das escolas são públicas. O país tem paisagens maravilhosas. O ano é de setembro/junho.

AUSTRÁLIA: esse destino são para aqueles que não gostam de país frio e querem continuar no clima quente do Brasil. O ano é igual ao do Brasil, de fevereiro/dezembro.

NOVA ZELÂNDIA: país ao lado da Austrália, é super frio e ideal para quem gosta de esportes radicais, aventuras e baladas. O ano é igual ao do Brasil também, de fevereiro/dezembro.


INGLATERRA: um dos países mais caros para fazer o intercâmbio. Na Inglaterra você pode estudar em escola pública e morar em casa de host family ou você pode morar em internato, o que é mais comum lá. País maravilhoso também.

Então, esses são os destinos mais comuns, e depois de escolhidos você já fez a parte mais difícil, agora é só esperar! Espero ter ajudado, continuem acompanhando aqui e no vlog do youtube!
Beijos,
Luísa.







Nenhum comentário:

Postar um comentário